Vila Real acolhe maior evento ornitológico de Trás os Montes e Alto Douro

0
1499

O Festival Ornitológico Transmontano decorre durante três dias dedicados às aves, em Vila Real, de 24 a 26 de Novembro. Este Festival é o maior e o melhor evento ornitológico realizado na zona transmontana, conta com a presença de criadores de aves nacionais e internacionais, que vão concorrer e mostrar as suas aves. Visa divulgar o mundo ornitológico, o que de melhor se faz a este nível na região transmontana e a nível nacional, como também partilhar conhecimentos, experiências, e claro passar bons momentos com estes seres encantadores e com quem nos visita.

O Festival incorpora: Campeonato Ornitológico (atribuição de prémios), V Mostra de aves ATM (exposição de aves que não vão ao campeonato), Shows de araras, aves de rapina e répteis, Palestras sobre aves dedicado a alunos das escolas, Prémio para o Melhor Arlequim Português Poupa e Par, e Espaço vending.

Está previsto centenas de aves a concurso mais as aves que irão para a mostra, e que vão desde diversos tipos de canários a psitacídeos, piriquitos, caturras, roselas, cardinalitos, diamante gould, mandariz, agapornis, patos, gansos, galinhas, rolas, codornizes, pombos, papagaios, araras, águias entre outras espécies e como grande atração shows de araras, aves de rapina e répteis com sessão fotográfica.

Este ano projeta-se um evento com mais qualidade que a edição anterior visto a grande novidade, que vai deliciar miúdos e graúdos. O Primeiro dia de abertura ao público será na sexta-feira dia 24 de Novembro, e será mais dedicado às escolas, cujos alunos e professores estão convidados a assistir aos shows das aves, a terem uma palestra especial educativa, a tirarem fotos com estas aves e répteis, e a verem todas as aves expostas neste evento.

O festival além de ter a componente profissional, tem uma componente educativa para os mais jovens, como também de sensibilização em torno do mundo ornitológico na proteção, no bom maneio e tratamento das aves e claro na mostra do hobby dos criadores. Só são admitidas aves devidamente anilhadas.

É realizado no pavilhão do Centro Cultural de Lordelo, Vila Real, onde existirá além do espaço do campeonato e da mostra, terá uma zona de exposição com espaços dedicados a entidades parceiras e a criadores para divulgação e venda de aves e produtos ornitológicos, aberto a todos os visitantes e de entrada gratuita.

A organização é da Associação Ornitológica de Trás Montes e Alto Douro, em parceria com o Clube Canário Arlequim Português, o Clube Ornitológico de Santo Tirso, com o apoio do Município de Vila Real, da Freguesia de Vila Real, da FONP e de outras entidades locais.