A Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, esteve no passado dia 6 de abril em Mondim de Basto, onde inaugurou o Espaço do Cidadão.

A funcionar nas instalações da Câmara Municipal, este novo ponto de atendimento reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, permitindo aos munícipes tratar, por exemplo, da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre outros.

Um novo serviço que é disponibilizado aos munícipes. Agora no Balcão Único do Município – um espaço acolhedor e moderno que foi inaugurado em 2010 – os munícipes além dos serviços da câmara podem tratar de forma presencial e assistida, de um conjunto de outros serviços do estado.

Como explicou a Secretária de Estado, Graça Fonseca, “este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, mostrou-se satisfeito por disponibilizar este novo serviço aos munícipes, tendo referido que” a autarquia reforça desta forma o seu papel na comunidade ao prestar mais serviços de qualidade e facilitando a vida à população evitando deslocações desnecessárias”.