No próximo sábado, dia 28 de Janeiro, será feita mais uma plantação de azevinhos no âmbito do Projeto “Vila Real Cidade do Azevinho”, uma iniciativa conjunta da Quercus e do Município de Vila Real.

Este projeto teve início em 2010 e realiza-se uma plantação por ano. Desde essa altura já se plantaram com esta iniciativa mais de 500 azevinhos nos espaços verdes urbanos da cidade de Vila Real.

O azevinho, apesar de ser uma espécie protegida há cerca de 28 anos (DL n.º 423/89, de dezembro proíbe, em Portugal, o arranque, o corte total ou parcial, o transporte e a venda de azevinho espontâneo), ainda se continua a apanhar ilegalmente na natureza, o que tem contribuído, juntamente com outros factores, para que esta seja mais uma planta em vias de extinção em Portugal.

O objetivo principal desta atividade é o de sensibilizar a comunidade para a importância dos espaços verdes na melhoria da paisagem urbana e da importância da utilização de espécies autóctones, como o azevinho, no aumento da biodiversidade. Plantar esta espécie é uma boa forma de contribuirmos para a sua conservação.

Os espaços verdes urbanos favorecem a manutenção da biodiversidade; proporcionam sombra, odores, cores e texturas agradáveis; contribuem para a manutenção da humidade; favorecem a infiltração de água no solo, diminuindo o escorrimento de água nas vias públicas e contribuem ainda para diminuição da temperatura, devido à ampliação da área revestida com vegetação. Não menos importante, salvaguardam também os solos de elevada fertilidade e contribuem para a existência de uma estrutura ecológica rica e diversa.

Desta forma, a Quercus convida todos os interessados a participar nesta ação de voluntariado, podendo as inscrições ser realizadas através do e-mail vilareal@quercus.pt ou quercus.vila.real.viseu@gmail.com. Para participar basta aparecer, no dia 28 de Janeiro (Sábado), junto ao parque de estacionamento do Mini-Preço, pelas 10.00h.

A plantação será realizada em três locais da cidade: Urbanização Paulinho Velho Gomes (traseiras do Mini-Preço), Urbanização JBS, em Montezelos e Quinta do Entroncamento, junto ao Quartel.

Deixe o seu Comentário

Comentário