Primeira vacina para a Covid-19 administrada em Vila Real

Foi administrada hoje, ao início da manhã, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), em Vila Real, a primeira vacina para o combate à Covid-19. Este ato simbólico marca o arranque da campanha de vacinação no distrito de Vila Real.

Sílvia Nogueira, de 33 anos, enfermeira há 11 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada. Trata-se de um profissional da unidade de doenças infecionas, do CHTMAD, que está na linha da frente ao combate à pandemia, desde março. A enfermeira Maria Póvoa foi quem administrou a vacina.

“Esta vacina veio numa fase muito importante. É fundamental esta campanha de vacinação, quer para a nossa segurança, dos profissionais de saúde, quer para a tão esperada imunidade de grupo. Estamos, no fundo, a proteger a própria comunidade. Este é um ato de saúde pública”, declarou a enfermeira.

Para Sílvia Nogueira, a chegada da vacina é equiparada a “uma boia de salvação”. “É um ato simbólico. Eu estou aqui em representação de todos os profissionais que estiveram na linha da frente. (…) Não têm sido tempos fáceis. Já estamos a acusar alguma cansaço e exaustão… A vacina acaba por ser uma boia de salvação para o que aí vem”, referiu.

Centro Hospitalar recebeu 645 vacinas

Júlio Azevedo, enfermeiro diretor, informou que a unidade de doenças infecionas recebe, desde sempre, doentes infetados com Covid-19, em internamento. Por isso, simbolicamente, “foi este grupo escolhido para receber a primeira vacina”. “O trabalho tem sido intenso e nós precisamos de alguma coisa que nos traga alguma esperança. A vacina representa isso mesmo”, sublinhou.

Ao todo, chegaram ontem ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro 645 vacinas para prevenção à Covid-19. Destas, serão administradas, ao longo do dia de hoje, mais de 300 vacinas na unidade de Vila Real, a profissionais de saúde. As restantes serão dadas, entre amanhã e quinta-feira, nas unidades de Chaves e Lamego.

À tarde, no Régia Douro Park, onde está instalado o centro de vacinação do Agrupamento de Centro do Douro I – Marão e Douro, serão administradas mais 75 vacinas da Covid-19 a profissionais de saúde de primeira linha.

Filipe Ribeiro

Veja as fotos:

Veja o vídeo:

Menu