A Câmara Municipal de Chaves viu aprovada a candidatura de apoio à esterilização de animais de companhia, promovida pelo Governo. Nos termos do Despacho n.º 3283/2018 o apoio é concedido por cão ou gato de companhia esterilizado em instalações adequadas, estabelecendo o limite máximo do apoio financeiro global, por município, em 15 mil euros.

Este programa insere-se numa política de bem-estar animal que o Município procura seguir, em colaboração e parceria com a Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC), bem como os três centros de atendimento médico veterinários do concelho.

Os valores assumidos pela Direção-Geral de Veterinária, fixos, por animal esterilizado, são no entanto de apenas 55,00€ por cadela e 35,00€ por gata, assumindo o Município de Chaves os restantes custos, incluindo a obrigatória vacinação antirrábica e a identificação eletrónica (chip) do animal.

Avaliadas as necessidades do Município, esta campanha privilegiará inicialmente a esterilização de cadelas, num total de 50, divididas em 2 fases, e será dedicada em exclusivo a animais errantes ou existentes no abrigo da AAAC, numa perspetiva de promoção da adoção responsável.

De realçar que a promoção de campanhas de esterilização de animais errantes constitui uma forma privilegiada de controlo da sua população, enquanto procedimento cirúrgico, que torna um animal de companhia, macho ou fêmea, incapaz de se reproduzir.