Montalegre acolheu início da 1.ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta

O coração de Montalegre testemunhou o arranque da primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, este ano em edição especial em virtude da crise epidémica da covid-19. Foi na Praça do Município que ocorreu o tradicional “cortar da fita”. Pouco depois, o arranque oficial sucedeu na “Variante Rolo Corujeira”.

Tem o nome de Volta a Portugal, mas acrescenta a palavra Especial. Iniciou em Fafe (prólogo) e termina a 5 de outubro. Uma data fora do calendário inicialmente previsto para a 82.ª edição, agendada para 29 de julho a 9 de agosto e que salta para 2021. Com 1.183,9 quilómetros, os ciclistas partem de Fafe (prólogo) e chegam a Lisboa (contrarrelógio), no feriado do 5 de outubro. Três das etapas têm final coincidente com prémios de montanha: Santa Luzia, em Viana do Castelo, 3ª categoria, Senhora da Graça, em Mondim de Basto, 1ª categoria, e Torre (Covilhã), categoria especial.

A RTP1, através do programa “Há Volta”, voltou a estar em Montalegre a pretexto de mais uma realização da Volta a Portugal em bicicleta. Uma jornada notável de promoção do território por onde desfilaram instituições e a beleza incomparável do concelho. A emissão foi feita junto à Igreja Nova.

Menu