Freguesia de Vila Real apoia creches na resposta à COVID-19


A Junta de Freguesia de Vila Real aprovou a 12 de maio um conjunto de apoios financeiros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com sede na freguesia e detentoras de resposta social “Creche” com acordo de cooperação com a Segurança Social. O objetivo destes apoios é a comparticipação de despesas relativas a medidas de prevenção e contenção da COVID-19.

As instituições beneficiárias são o Centro Social Paroquial de Santo António, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, a Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real, a Obra Social Madre Maria Clara e a “Nuclisol Jean Piaget”.

Este é o quarto conjunto de apoios financeiros extraordinários que a Freguesia de Vila Real atribui às instituições da freguesia para reforço dos meios de resposta à COVID-19. Já beneficiaram destes apoios as Corporações de Bombeiros, Cruz Branca e Cruz Verde, a Re-Food, o Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real, da APAV, e as IPSS detentoras de resposta social dos tipos Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Lar Residencial ou Lar de Infância e Juventude: Centro Social Paroquial de Santo António, Lar de Nossa Senhora das Dores, Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real e Associação Via Nova.

Estes apoios enquadram-se num conjunto de medidas que a Freguesia tem vindo a implementar para mitigar os efeitos da COVID-19. Destas medidas destaca-se o programa “Nós vamos por si”, através do qual a Freguesia de Vila Real disponibiliza colaboração e apoio para cidadãos com mais de 65 anos, sem retaguarda familiar, doentes crónicos, portadores de incapacidade ou com mobilidade condicionada para as tarefas de aquisição de medicamentos ou bens de primeira necessidade. Também no âmbito deste programa, a Freguesia procede à entrega ao domicílio de medicação de ambulatório hospitalar. O objetivo é evitar que os utentes se desloquem propositadamente ao Hospital para procederem ao seu levantamento.

Recentemente a Freguesia de Vila Real colocou também à disposição a sua sede e os polos de S. Pedro e N. S. da Conceição para a distribuição de refeições escolares aos alunos abrangidos pelos escalões A e B da Ação Social Escolar e que estejam sinalizados pelos Agrupamentos/Escolas como necessitados da manutenção destas refeições.

Partilhar:

Menu