Freguesia de Andrães realiza referendo para decidir localização do Cruzeiro

Para obter a opinião da população relativamente à possível mudança do atual Cruzeiro, em Andrães, a Junta de Freguesia está a realizar um referendo. Assim, todos os habitantes receberam, nas suas caixas de correio, uma carta acompanhada de dois boletins de voto para que, “caso não haja concordância no agregado familiar, poderem votar distintamente”. “Isto é uma democracia e a intervenção deverá corresponder àquilo que pretendem os nossos fregueses, porque é graças a eles que estamos aqui”, explicou Jorge Alves, referindo que, como havia opiniões diferentes relativamente à intervenção, a Junta de Freguesia preferiu optar pelo referendo para a decisão ser justa.

Assim, até ao dia 21 deste mês, data em que serão contabilizados os votos, a população poderá optar por não alterar o sítio do Cruzeiro e mantê-lo na sua posição atual, em forma de rotunda; ou por deslocá-lo para o novo terreno da Junta de Freguesia de Andrães, na rua do Porto.

“Esta decisão é essencial para o desenvolvimento da aldeia, o melhoramento da segurança rodoviária e para a preservação do nosso património. Assim sendo, e visto que o povo é o nosso motor, esta decisão não podia ser tomada por mais ninguém”, pode ler-se na carta dirigida aos fregueses.

De salientar que, com esta intervenção, a rua de São Tiago será alvo de obras para a colocação de passeios e alcatroamento da via.

Menu