Estudantes da UTAD vão recolher beatas de cigarro das ruas de Vila Real

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) vai promover uma ação de recolha de beatas de cigarro pelas ruas da cidade de Vila Real, na tarde do próximo dia 9 de outubro, às 15h.

A AAUTAD lançou o desafio aos estudantes da academia transmontana, que vai no sentido de sensibilizar a comunidade estudantil e vila-realense para este grave problema de poluição, que agora já é punido por lei, mas que só prevê a aplicação de coimas a quem atirar as beatas para o chão a partir do próximo ano.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em Portugal 20 por cento da população é fumadora, estimando-se que a cada minuto sejam descartadas cerca de sete mil beatas.

A AAUTAD considera que faz parte da sua missão incrementar políticas de cidadania ativa, envolvendo os estudantes em atividades de índole social e viradas para a comunidade onde estão inseridos.

A beata de cigarro é um resíduo pequeno, o objeto mais descartado do mundo e todos os dias milhões vão parar ao chão. Além do mais, muitas beatas acabam nos oceanos, contaminando quer a água quer os solos, podendo ainda ser confundidas com alimento por alguns animais marinhos e terrestres. A problemática resultante da acumulação de beatas nos solos e águas tem vindo a ganhar cada vez maior importância, reconhecendo-se como um problema ambiental que precisa de atenção e medidas preventivas urgentes. Vila Real é o berço de milhares de estudantes, bem como de outros cidadãos com igual responsabilidade cívica, que devem tomar consciência deste tema.

O Município junta-se em parceria com a UTAD, AAUTAD, REDE BIATAKI, PSP e GNR a um movimento de sensibilização ambiental lançado por dois antigos alunos da Universidade, Bernardo Leal e Teresa Catumba, que contará com a participação de cidadãos voluntários entre os quais os muitos estudantes da UTAD, e consistirá na recolha de beatas da via pública em vários pontos da cidade, seguido de uma intervenção de sensibilização.

Partilhar:

Menu