O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) promoveu o destino fronteiriço de Chaves-Verin na Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar – TERMATALIA, edição de 2018, realizada na cidade de FOZ DO IGUAZÚ, Brasil, de 12 a 14 de setembro.

O AECT participou com várias ações promocionais, destacando-se o Stand turístico para promoção da marca transfronteiriça “Visit Chaves-Verín, a Eurocidade da Água”, a Degustação Internacional de Água Mineral, reuniões com operadores turísticos, conferências de imprensa com os meios de comunicação da especialidade, reuniões setoriais, entre outras.

O encontro internacional serviu também para promover a Eurocidade Chaves -Verin como membro da Associação Europeia de Cidades Históricas Termais (EHTTA), que alcançou o reconhecimento pelo Conselho da Europa como um itinerário cultural europeu, que representa as cidades e património termal mais emblemáticas da Europa (entre elas Budapeste, Karlo vivary, Aqua Termi, Spa, e Vichy).

A TERMATALIA, na sua 18ª edição, concentrou a participação de 25 países com potencial mineromedicinal e termal de todo o mundo, e contou com mais de 30.000 visitantes, reunindo mais de uma centena órgãos de comunicação mundial, especialistas em turismo termal.

A promoção de Chaves-Verín como destino turístico de fronteira é financiada pelo Projeto Eurocidade 2020, aprovado no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020 e cofinanciado pelo FEDER.