Covid-19: Junta de Freguesia de Vila Real apoia instituições de cariz social


A Junta de Freguesia de Vila Real aprovou, no passado dia 23 de março, a atribuição de um apoio financeiro extraordinário a várias instituições de cariz social da freguesia, com o objetivo de contribuir para que aquelas instituições possam ver reforçada a sua capacidade para a adoção de medidas de prevenção e contenção da pandemia “COVID-19”.

Uma das beneficiárias deste apoio é a Re-Food, uma associação que concede apoio alimentar diário a cerca de 80 pessoas carenciadas, através de trabalho 100% voluntário e do apoio de uma rede de parceiros. Nesta fase de restrição e confinamento devido à pandemia, a Re-Food perdeu alguma da sua capacidade de resposta, aumentando o risco de agravamento da situação de carência ou exclusão social daquelas pessoas.

Neste contexto sem precedentes, a Junta de Freguesia de Vila Real encetou uma parceria com a associação, assumindo a totalidade dos encargos decorrentes da aquisição de 80 cabazes de produtos alimentares que garantam o apoio aos seus beneficiários por um período de 15 dias. 

Para além da Re-Food, a Junta de Freguesia de Vila Real decidiu atribuir um apoio financeiro às Instituições Particulares de Solidariedade Social com sede social na área territorial da Freguesia e detentoras de resposta social dos tipos Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) ou Lar Residencial.

Estes apoios inserem-se num conjunto de medidas que têm vindo a ser implementadas pela Junta de Freguesia de Vila Real para mitigar os efeitos da pandemia “COVID-19”. Destas medidas destaca-se o programa “Nós vamos por si”, através do qual a Freguesia disponibiliza colaboração e apoio para cidadãos com mais de 65 anos, sem retaguarda familiar, doentes crónicos, portadores de incapacidade ou com mobilidade condicionada para as tarefas de aquisição de medicamentos ou bens de primeira necessidade.

Partilhar:

Menu