Centro de investigação Fraunhofer ficará instalado no Regia Douro Park

A Sociedade Fraunhofer, instituição de investigação alemã e a maior organização de pesquisa aplicada da Europa, vai instalar em Vila Real um centro de investigação especializado na agricultura de precisão e na gestão da água.

Este novo centro de investigação, o segundo desta organização a abrir no nosso país, ficará instalado no Regia Douro Park, detido maioritariamente pelo Município, e será especialmente voltado para as áreas do vinho e da vinha, no âmbito de uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que permitirá a realização de um trabalho de investigação direcionada para as necessidades e interesses do tecido empresarial, com particular destaque para as empresas do Douro.

A adaptação às alterações climáticas, o uso eficiente da água, a viticultura inteligente, entre outros domínios, serão algumas das áreas onde a investigação irá incidir com o objetivo de contribuir para uma maior sustentabilidade do território.

Refira-se que a Sociedade Fraunhofer conta com uma equipa de cerca de 25.000 funcionários, a maioria dos quais são cientistas e engenheiros qualificados, distribuídos em mais de 80 centros de investigação no mundo, incluindo 69 institutos na Alemanha, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo. O primeiro centro que esta instituição abriu em Portugal está sedeado no Porto, desde 2009, e dedica-se à investigação dos dispositivos móveis e às telecomunicações.

Partilhar:

Menu