Alunos de Mesão Frio ganharam bolsas de estudo em concurso nacional


Carlos Oliveira, Guilherme Ferreira, Manuel Rocha e Rodrigo Teixeira, alunos do 10.º C, do curso técnico de desporto, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, viram os seus nomes a serem anunciados, no passado dia 18 de março, como vencedores de um concurso nacional promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em parceria com o Ministério da Educação (ME). De entre 23 alunos do Ensino Secundário que foram selecionados a nível nacional, para ganharem bolsas de estudo, estão os quatro alunos de Mesão Frio que receberam um kit pedagógico, um conjunto de materiais e equipamentos e acesso a serviços que visam o apoio ao seu desenvolvimento académico e desportivo. A beneficiação desta bolsa poderá prolongar-se por mais dois anos, até à frequência do 12.º ano dos quatro alunos e, para além disso, a FPF irá formá-los como seus ’embaixadores’ na sua comunidade/escola. Serão ainda promovidas ações com a Portugal Football School, no sentido de acompanhar as necessidades educativas destes jovens.

Após terem vencido o concurso, os alunos de Mesão Frio foram convidados a assistir ao jogo entre Portugal e Servia, que se disputou no dia 25 de março, no Estádio da Luz. No final do jogo, foram recebidos pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e tiveram a oportunidade de confraternizar com o jogador Bernardo Silva, que joga no Manchester City.

Sob a orientação dos docentes Paulo Paraíso (diretor de turma) e Duarte Lopes (desporto), os jovens alunos candidataram-se em janeiro deste ano, através do agrupamento de escolas, submetendo a concurso o projeto de Cidadania e Desenvolvimento denominado “Soccer Stats”, que visa contribuir para os valores da cidadania associados à prática desportiva e conhecer o jogo numa vertente de análise estatística. O júri, composto pelo diretor de conteúdos do canal 11, Carlos Daniel, a apresentadora Catarina Furtado (fundadora e presidente da associação ‘Corações Com Coroa’ e Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População) e os internacionais Bernardo Silva (Futebol), Matilde Fidalgo (Futebol Feminino) e Pedro Cary (Futsal), procedeu à seleção dos 23 alunos oriundos de dez distritos.

No programa de bolsas pretende-se desenvolver as vertentes da Educação: promoção do mérito académico, englobando a progressão; do Desporto: promoção da participação desportiva; da Cidadania: participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento ou noutros projetos em que o aluno esteja envolvido ou que pretenda desenvolver, tanto em contexto escolar como extraescolar.

Partilhar:

Menu