Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro celebra o 30º Aniversário

682

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebra a 18 de março o seu 30º aniversário. Para este dia foi preparado um conjunto de atividades que envolvem a comunidade académica e pretendem dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela UTAD, junto da Região.

O dia inicia-se com a “Primeira Corrida Dia da UTAD”, dirigida a estudantes, docentes e trabalhadores. O percurso será feito dentro do campus da UTAD, numa distância de 8 km, havendo também uma opção de caminhada, com cerca de 4 km.

Pelas 11.30 horas tem início, na Biblioteca da UTAD, uma cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação com cerca de 30 municípios da região, na qual estarão presentes Emídio Gomes, presidente da CCDR-N, e José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

Segue-se uma homenagem ao Professor Emérito da UTAD, Luís Torres de Castro, mentor do Jardim Botânico.

A sessão solene comemorativa do 30º aniversário tem início pelas 14:30h, na aula magna, para a qual estão convidadas numerosas entidades. Farão intervenções, o reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, um representante do Conselho Geral e o presidente da Associação Académica, André Coelho. A oração de sapiência está a cargo de Adriano Moreira e tem como título “Entre cosmopolitismo e integração: a terra casa comum dos homens”.

Nesta cerimónia serão entregues vários prémios, nomeadamente de Mérito Científico; de Investigação – Fundação Maria Rosa; e de Mérito Escolar. Serão ainda homenageados os três primeiros ex-estudantes da UTAD que obtiveram o grau de doutor e, aos funcionários que completam 20 anos de serviço, serão entregues diplomas de louvor. Está ainda prevista a entrega, pela primeira vez, dos diplomas de “Mérito Inclusão Social” e de “Carreira”.

Após a cerimónia será inaugurada, na galeria da Biblioteca Central, a exposição de fotografia de António Barreto, que contará com a presença do autor.

Deixe o seu Comentário

Comentário