Teatro: Filandorra arranca com “Março do Mês do Teatro”

807

Mais de 25 acções em sete distritos do país

No ano em que comemora trinta anos de actividade, a Filandorra – Teatro do Nordeste arrancou no inicio do mês com o Março o mês do Teatro, iniciativa anual desenvolvida por esta Companhia Profissional de Teatro para assinalar na região o Dia Mundial do Teatro que se comemora a 27 de Março, com uma programação variada destinada aos vários públicos que, entre espectáculos e animações, vai contar com mais de 25 acções que vão percorrer sete distritos do país (Aveiro, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu) durante todo o mês de Março.

O programa da iniciativa do Março o mês do teatro é diversificado e apresenta três eixos fundamentais de acção: o teatro e formação para as escolas, os espectáculos para o grande público e a envolvência da comunidade em quadros de animação teatral.

A Farsa de Inês Pereira é a 64ª produção da Filandorra, estreada em Novembro de 2015 como opção artística da Companhia em acompanhar as novas metas curriculares da disciplina de Português, garantindo assim o propósito de formar novos públicos para o teatro e corresponder às expectativas das Escolas no ensino da Língua e Cultura Portuguesas, bem como divulgar a dramaturgia nacional junto dos públicos do interior. Trata-se de uma divertida comédia de carácteres e costumes que conta a história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura.

A versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, mas é actualizado no tempo e espaço ao século XXI numa opção cénica para mostrar a actualidade e intemporalidade do texto vicentino. Com versão cénica e encenação de David Carvalho, A Farsa de Inês Pereira conta com as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro, Gonçalo Fernandes, Silvano Magalhães e André Nascimento (estagiário). A sonoplastia e luminotecnia são garantidas por Pedro Carlos e Luís Carvalho (estagiário).

A fase dedicada ao público infantil arranca no Domingo (dia 06) em Alfândega da Fé, com vários espectáculos agendados em Carrazeda de Ansiães e Vila Real.

 

Deixe o seu Comentário

Comentário