Sete praias com “Qualidade de Ouro”

1757

Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso e Valpaços albergam as sete praias de águas interiores em Trás-os-Montes que esta época balnear ostentam a distinção “Qualidade de Ouro”.

Tal como tem vindo a ser hábito em épocas anteriores, a Quercus voltou a atribuir a classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” às zonas balneares do pais cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Em Trás-os-Montes, foram sete as praias que mereceram o selo da Associação Nacional de Conservação da Natureza. A praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo em Macedo de Cavaleiros, Ponte da Ranca e Ponte de Soeira, em Vinhais, Ponte da Maça, em Vimioso, e Rabaçal, em Valpaços, foram as águas interiores premiadas pela Quercus com “Qualidade de Ouro”.

Para receber esta classificação, é necessário que a qualidade da água tenha sido excelente nas últimas cinco épocas balneares, ou seja, de 2011 a 2015. Este ano, foram distinguidas 382 praias em 100 municípios portugueses, entre as quais 338 zonas balneares costeiras, 36 interiores e 8 de transição. Este prémio anual é atribuído exclusivamente por esta organização às praias portuguesas com melhor qualidade da água.

O objetivo da Quercus passa por destacar as praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor e que, nesse sentido, oferecem, assim, uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.

 

Este ano e em comparação com 2015, a Quercus identificou mais 68 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal. Do total das 382 com selo de qualidade, 321 praias situam-se no continente, 41 nos Açores e 20 na Região Autónoma da Madeira.

Deixe o seu Comentário

Comentário