Serviço de recolha de cadáveres de animais suspenso

946

A Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária comunicou que está temporariamente suspenso o serviço de recolha oficial de cadáveres no âmbito do SIRCA –  Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração.

O serviço de recolha de animais mortos era assegurado por um consórcio que cumpria o Sistema Integrado de Recolha de Cadáveres de Animais (SIRCA), mas o contrato cessou. Até à entrada em vigor do próximo, a DGAV avisou os proprietários ou donos das explorações agrícolas que serão eles a assegurar a recolha e eliminação dos cadáveres. No aviso, a DGAV indica os procedimentos a seguir, em caso de enterro ou incineração.

Assim, os corpos de animais que tenham morrido em qualquer exploração localizada no território continental deverão ser eliminados directamente pelo respectivo proprietário.

A entidade avisa que deve ser mantido um registo relativo à identidade do animal, quantidades, categoria, data e local de eliminação.

No caso dos animais identificados individualmente deve ser comunicada a morte e entregues as marcas de identificação e os passaportes individuais, nos serviços regionais da DGAV.

Prevê-se que o sistema de recolha oficial de cadáveres de animais seja retomado na primeira quinzena de Setembro.

Deixe o seu Comentário

Comentário