Sabrosa reforça e amplia apoio socioeducativo

742

No âmbito da continuidade de uma matriz assumida por este executivo num apoio prioritário e solidário socioeducativo, foi deliberado por unanimidade para o novo ano letivo, reforçar e ampliar as medidas de ajuda aos alunos e respetivos agregados familiares.

Neste sentido, foi criada a Bolsa de Manuais Escolares para os alunos do 2º,3º e 4º ano do Ensino Básico, complementando o apoio do Governo na cedência gratuita dos manuais aos alunos do 1º ano, bem como a distribuição gratuita de cadernos de fichas escolares aos alunos de agregados familiares de menores recursos económicos.

A implementação da Bolsa de Manuais Escolares permite ao aluno utilizar os seus livros, sendo que no final do ano letivo terá de fazer a devolução dos mesmos, possibilitando que outros os possam reutilizar no período escolar seguinte. Serão abrangidos por estas medidas 158 alunos distribuídos pelos quatro escalões do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Sabrosa.

O apoio escolar é uma área que representa para a Câmara um grande esforço financeiro refletido no assegurar gratuito dos transportes escolares (470 alunos diariamente), na Componente de Apoio à Família, CAF, no Serviço de Apoio à Família, AAF, nas Refeições Escolares e recursos humanos específicos para a rede do Pré-Escolar e 1º Ciclo. Verbas que já representam anualmente para o Município, um investimento de mais um milhão de euros, além de outras medidas de apoio indireto de índole material e atividades.

Daí é fácil perceber e sentir que ao longo destes anos o Município de Sabrosa tem estado a frente na área da educação, quer pelos apoios “obrigatórios” quer pelos apoios “indiretos”, ultrapassando em larga escala a receita auferida e a dotação recebida do orçamento do Estado.

Deixe o seu Comentário

Comentário