Recriadas tradições de Páscoa em Vila Pouca de Aguiar

1514

Em Vila Pouca de Aguiar vão realizar-se, de 20 a 27 de março, várias atividades associadas a este período de festa anual que, no concelho, reúne milhares de pessoas ao longo da Semana Santa.

A iniciar a celebração da Páscoa, o Domingo de Ramos (20 de março) vai ser celebrado em diversas localidades. Na sede de concelho, a partir da capela do Senhor, às 10h45, a procissão de ramos vai recuperar uma antiga tradição local de juntar ramos de pinheiro, uma árvore com forte simbolismo na região. No dia 24, 17h30, na igreja paroquial, há a cerimónia Lava-pés, com missa vespertina da ceia do Senhor.

O ponto alto das iniciativas religiosas vai ser o Auto da Paixão, com a participação da companhia de teatro Filandorra. Na sexta-feira Santa, 25 de março, 21h30, a praça João Paulo II juntará centenas de pessoas, entre atores e atrizes profissionais e amadores, músicos e crentes.

O programa da RTP Aqui Portugal, a 26 de março, será realizado a partir da praça Camilo Castelo Branco com reportagens de vários pontos de interesse do concelho, divulgação de produtos locais e animação musical.

Na noite de sábado, realizar-se-á a vigília pascal (igreja paroquial, 21h30) e no Domingo de Páscoa, a partir das 14h30, haverá entrega das cruzes e vigília pascal, procissão das cruzes e eucaristia de Páscoa. A Semana Santa dará a conhecer as tradições desta época, religiosas e etnográficas, contribuindo também para promover o comércio tradicional.

 

Deixe o seu Comentário

Comentário