PSP reforça efetivo e reforça medidas de segurança

1215

A PSP vai reforçar o efetivo para o Circuito Automóvel de Vila Real, a decorrer entre sexta-feira e domingo, que vai provocar constrangimentos no trânsito, corte de estradas e atrair milhares de visitantes à cidade.

Por causa do aumento de trânsito e dos muitos visitantes esperados na cidade para assistir às corridas automóveis, que incluem duas provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e a Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC), a PSP vai centrar atenções na gestão do tráfego e na segurança.

“Já há muito que estamos a fazer este planeamento em colaboração com a organização e com o município. Já temos o conhecimento do ano passado e, portanto, este ano vamos tentar melhorar”, afirmou o comissário João Martins.

O responsável salientou que a edição de 2015, que decorreu em julho, acabou por ser “o fim de semana em que houve menos registos criminais na cidade” durante todo o ano passado.

“Portanto, quer dizer que a nossa estratégia foi a adequada. Apostamos num policiamento de visibilidade, um pouco ostensivo e felizmente tivemos bastante sucesso”, frisou.

Devido aos grandes aglomerados populacionais previstos, a polícia alerta para o recurso aos parques de estacionamento e ao uso dos transportes públicos.

Segundo dados da organização, em 2015 assistiram às corridas cerca de 180 mil espetadores durante os três dias de provas.

A PSP aconselha ainda a adoção de medidas de segurança por parte dos espetadores para evitar furtos, como por exemplo não deixar objetos de valor visíveis dentro das viaturas, não ostentar na rua esses mesmos objetos, como joias, máquinas fotográficas ou quantias monetárias elevadas, e transportar as malas fechadas e junto à parte frontal do corpo.

Sem querer adiantar quantos agentes vão estar nas ruas da cidade no próximo fim de semana, João Martins disse que o comando de Vila Real vai contar com um reforço de operacionais quer do corpo de intervenção quer equipas de intervenção rápida de outros comandos.

Como as corridas arrancam na sexta-feira, a Câmara Municipal optou por dar tolerância de ponto aos funcionários, garantindo apenas os serviços mínimos.

A organização do circuito envolve a autarquia local, o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.

Deixe o seu Comentário

Comentário