PSD:  “Quem paga as ligações às redes públicas de água e saneamento?”

1174

No final da reunião da Câmara Municipal de Vila Real do passado dia 7 do corrente mês e resultado da conferência de imprensa dada pelo senhor Presidente da Câmara, surge na comunicação social a notícia de que a autarquia viu financiadas as ligações às redes de água e saneamento. O PSD quer, agora, ver esclarece o que vai ou não ser pago aos residentes.

“Efetivamente foi aprovada, por unanimidade, a proposta de alteração ao tarifário da EMAR VR – Empresa Municipal de Água e Resíduos de Vila Real – eliminando deste, o preço da execução dos ramais, com extensão até 20 metros, para todas as habitações próprias e permanente.

No entanto e por razões de total transparência temos a esclarecer que a ‘gratuitidade’ na execução dos ramais resulta do cumprimento das recomendações da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e do co-financiamento por fundos comunitários. Não passam a ser suportados pela Câmara Municipal, como se quer fazer crer e os munícipes, agora de forma indirecta, vão continuar a suportar os seus custos.

Lamentamos, no entanto, que o actual executivo não tenha ainda providenciado a descida do valor da fatura da água, resultante da diminuição dos preços de aquisição de água (26%) e do tratamento de esgotos (18,3%), em alta, desde meados do passado ano, a partir dessa altura sim de uma forma sustentada e sustentável”.

Deixe o seu Comentário

Comentário