Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso superou expectativas

1011

No passado sábado dia 2 de julho, Vila Real teve oportunidade de assistir a um memorável Concerto de Laureados da oitava edição deste prémio, cujo reconhecimento da sua elevada qualidade levou a um aumento recorde de participantes em 2016.

Anualmente, o Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR) promove um concurso de interpretação dedicado às modalidades de Piano e Violino. Este Prémio visa a promoção do mérito performativo, a excelência interpretativa de candidatos de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal e preservar a memória da excelsa pianista vila-realense Elisa Baptista de Sousa Pedroso, notável defensora da cultura musical em Portugal. O júri deste ano, constituído pelos Professores Constatin Sandu (Piano), Nuno Soares (Violino) e Aniceto Alves, que presidiu ao Júri representando a Associação Cultural Comendador Manuel Correia Botelho, não teve mãos a medir face à elevada afluência e qualidade performativa dos participantes.

A Comissão organizadora constituída pelos docentes por Bruno Rua e Sara Silva destacaram o envolvimento dos colegas que, das mais diversas formas colaboraram com o Secretariado e com o desenrolar do concurso, a par do voluntarismo e apoio incansável dos alunos Melany Miguel, Tiago Rocha e Daniela Pereira.

A edição deste ano contou com 63 participantes, batendo os recordes, não só na afluência de participantes externos, como a nível dos alunos do CRMVR.

No final do Concerto de Laureados, o júri decidiu atribuir o Troféu Elisa de Sousa Pedroso 2016 a Diego Rodriguez Hart, na modalidade de piano, que

recebeu igualmente um convite, por parte da Diretora do Círculo de Cultura Musical do Porto, Dra. Maria Ofélia Diogo Silva para a realização de um concerto nessa cidade.

Relativamente à participação dos alunos do Conservatório o júri atribuiu o 2º prémio a Tiago Avelar (categoria E de Piano), o 3.º Prémio a Filipe Carrola (categoria C de Violino) e uma Menção Honrosa a Sara Figueiredo (categoria B de Piano).

O Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e integrou as atividades – Vila Real, Capital da Cultura.

Deixe o seu Comentário

Comentário