O TOQUE – I Encontro de Tunas Rurais do Marão e Alvão

867

 Realiza-se este sábado, em Santa Marta de Penaguião o I Encontro de Tunas.

O Encontro, este ano organizado pelo Município de Santa Marta, faz já parte do projeto e tem como objetivo sensibilizar as Câmaras Municipais em relação a essa riqueza patrimonial e dinamizar as que estão ainda ativas e, se possível, reerguer desaparecidas e criar novas!…

Participarão do Encontro as Câmaras Municipais de momento com Tunas ativas e a reanimar, a saber, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Amarante e Mondim de Basto, e as suas Tunas de Carvalhais, Soutelo, Campeã, Bisalhães, Ansiães e Ermelo.

As Tunas Rurais, grupos instrumentais populares de carácter rural, apareceram como um extraordinário fenómeno no final do séc. XIX e expandiram-se, por todo o país, na primeira década do séc. XX, como resposta “direta” às Tunas Académicas urbanas e ascendência medieva na goliardia “clerical”. Foram a forma de trazer a chamada música baixa (flautas, instrumentos de corda) dos salões da nobreza e a sua dança, para as manifestações populares onde predominava a alta (gaitas de fole, trompas, bombos…). Elas foram, de outra forma, as bandas musicais das aldeias pobres, onde não havia dinheiro para metais, e apenas para cordas…

Deixe o seu Comentário

Comentário