O Marão renasce a uma só voz

1713

Seis municípios, um objetivo comum: dar voz e vida à Serra do Marão

No seguimento da assinatura do protocolo no passado dia 29 de janeiro no qual os Municípios de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Baião, Mesão Frio, Amarante e Vila Real assumiram o compromisso de trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento do Marão decorreu, ontem, a primeira ação conjunta.

De forma a assinalar o Dia Mundial da Árvore, os autarcas, acompanhados de crianças dos seis concelhos, subiram ao topo da serra para uma plantação de árvores simbólica, dando assim o pontapé de saída para a reflorestação do Marão, definida como a prioridade do projeto. Cada representante dos municípios procedeu à plantação de “Teixedos” junto à capela, momento registado com entusiasmo por todos os participantes.

No belo dia que se proporcionou, o cume da serra recebeu assim a visita de cerca de 150 crianças que participaram numa manhã diferente onde não faltou música, dança, pinturas faciais, modelagem de balões, almoço convívio e muita animação. “Envolver os mais jovens neste projeto é alimentar-lhes o amor pelo território”, defende Luís Machado, Presidente do Município de Santa Marta de Penaguião.

Para além da ação conjunta, autarcas e crianças fizeram, no início da manhã, cada um em seu território, uma primeira plantação simbólica, para assim mostrar às crianças como do particular se trabalha para o geral.

De realçar que, além da plantação, os autarcas reuniram para defender e decidir a “forma de governança” do projeto, que passará pela criação de uma associação de municípios a ser criada ainda este ano, através da qual se pretende apresentar candidaturas aos fundos comunitários e assim criar uma marca à volta da serra, tornando-a fator de atração.

Deixe o seu Comentário

Comentário