Alerta:O seu browser B.N.I. - Browser Não Identificado  não é o mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript.Active o javascript ou actualize-o por favor!

 

Telefone: 259 338 120 | Fax: 259 338 122
E-mail: info@noticiasdevilareal.com | publicidade@noticiasdevilareal.com
 
 
Detalhe da notícia ''
Vila Real | 07-05-2009
Vinho branco da Adega de Vila Real eleito melhor em concurso mundial
O primeiro Grande Reserva Branco da Adega de Vila Real foi lançado em Novembro do ano passado, e já alcançou uma das mais altas distinções do mundo, sendo distinguido como o melhor vinho branco no Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas 2009.

De sublinhar que foi a primeira vez que um vinho branco português alcançou tal distinção, neste que é um dos mais importantes concursos de vinhos do mundo. Este é um prémio de dimensão mundial alcançado pela Adega de Vila Real que prestigia ao mais alto nível tanto os vinhos portugueses em geral, como a Região do Douro em particular.

Na edição de 2009, realizada em Valência - Espanha, entraram a concurso 6.289 vinhos e espirituosos provenientes de 54 países, que em prova cega foram submetidos à apreciação de um júri, composto por 250 especialistas de 41 nacionalidades diferentes. Neste concurso o galardão máximo é o troféu de “Best Wine” (Melhor Vinho) que distingue apenas o vinho que alcançou a melhor nota absoluta de entre todos os vinhos provados na sua categoria. Este ano o Quadro de Honra foi partilhado entre Itália (3), Espanha, França e Portugal.

O vinho Adega Vila Real - Grande Reserva Branco resultou de uma escolha de uvas durante a vindima de 2007, provenientes essencialmente de vinhas velhas pré-seleccionadas entre as melhores quintas dos associados da Adega de Vila Real. Para o Grande Reserva Branco a equipa de enologia, composta por Paula Gomes e Luís Abelha, e liderada por Rui Madeira, procurou um estilo de vinho branco que reflectisse da melhor maneira a complexidade dos “terroirs” altos do Douro.

Na zona envolvente de Vila Real, a uma altitude entre os 400 e os 500 metros, conseguimos encontrar uvas das castas Viosinho, Malvasia Fina, Gouveio e Fernão Pires, essencialmente. Esta selecção foi feita a partir de vinhas velhas, cultivadas de forma tradicional, para com a mais moderna tecnologia existente, vinificarmos e estagiarmos esse vinho.

Vinificação com breve Maceração pelicular a frio, desengace e esmagamento, prensagem muito suave em prensas pneumáticas sem contacto com o oxigénio, fermentação a temperatura controlada, final de fermentação de parte do lote em barricas novas de carvalho francês. Finda a fermentação, o estágio decorreu sobre borras finas com agitação das mesmas - “batonnâge”, até Junho de 2008. Engarrafamento em Julho de 2008. Estágio em garrafa de 4 meses e lançamento em Novembro de 2008.

Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
(c)  2014   Notícias de Vila Real . Direitos Reservados powered by Glups