Alerta:O seu browser B.N.I. - Browser Não Identificado  não é o mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript.Active o javascript ou actualize-o por favor!

 

Telefone:259 338 120| Fax:259 338 122
E-mail: info@noticiasdevilareal.com
 
 
Detalhe da notícia ''
Região | 16-07-2012
Peso da Régua: Canelas projecta identidade histórica e cultural
Nos dias 13, 14 e 15 de Julho, Canelas foi palco de evocação histórica da doação feita por D. Sancho I, a Bonamis e Acompaniado, em Agosto de 1193, dois jograis a quem o rei terá encomendado um arremedilho (peça de teatro). O documento da doação, cujo original se encontra na Torre do Tombo, faz de Canelas o berço do teatro português.

A terceira edição das Jornadas Medievais do Douro retrataram com eloquência esse passado histórico, tendo apostado num cartaz cultural diversificado, como forma de atrair visitantes. Uma vez mais, a partir do teatro, a organização do evento promoveu a identidade histórica da freguesia.

No local, um mercado medieval com personagens e figuração da época, incluindo grande animação, jogos, teatro, dança, música, além da gastronomia e promoção dos produtos locais. Largas dezenas de pessoas deram vida às ruas de Canelas, conferindo autenticidade à recriação histórica. De enaltecer, a participação da população residente na freguesia, cujo contributo tem sido fundamental para o sucesso das Jornadas Medievais do Douro.

A terceira edição das Jornadas Medievais do Douro foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Canelas, em estreita parceria com o Município do Peso da Régua e a Associação Artística Portus Cale. A iniciativa foi co-financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais.

A organização das III Jornadas Medievais teve como entidade parceira a MOSTRHA - Fórum, Ambiente e Cidadania, responsáveis pela recriação histórica e animação cultural, bem como a colaboração do Baile Vadio.

Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
(c)  2014   Notícias de Vila Real . Direitos Reservados powered by Glups