Alerta:O seu browser B.N.I. - Browser Não Identificado  não é o mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript.Active o javascript ou actualize-o por favor!

 

Telefone:259 338 120| Fax:259 338 122
E-mail: info@noticiasdevilareal.com
 
 
Detalhe da notícia ''
Região | 20-04-2011
Sabrosa - Semana Cultural termina com uma Feira Medieval
Integradas no Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas de Sabrosa, com o apoio da Câmara Municipal, os seus vários departamentos lideraram a planificação e execução de um vasto programa de actividades, nas vertentes desportiva, cultural e espiritual.

A escola saiu do seu espaço de trabalho habitual para apresentar a toda a comunidade, de uma forma lúdica e encenada, os conhecimentos adquiridos a nível académico, divulgando e valorizando, ao mesmo tempo, alguns espaços importantes da vila. Com um vastíssimo programa, esta jornada que teve uma participação maciça, dividiu-se em diversas actividades como a Feira dos Minerais, o Peddy Paper e a Taça da Solidariedade, um torneio quadrangular de Futebol de 11 que decorreu no estádio do Campo de Feira.

Paralelamente, foi feita uma recriação do quotidiano da cultura castreja, tendo o principal objectivo divulgar e valorizar o património histórico, nomeadamente o Castro de Sabrosa. Os muitos visitantes que afluíram ao alto da Serra do Criveiro tiveram a rara oportunidade de observar as várias actividades dos antigos habitantes do Castro e assistir à simulação de vários ataques à cidadela por guerreiros de clãs inimigos.

Como corolário da azáfama desta semana, é de destacar a realização de uma Feira Medieval, com a animação de rua característica da época. Esta actividade decorreu na Rua Trás da Câmara e na Praça principal da Vila de Sabrosa, junto à sua Igreja Matriz. A animação musical foi permanentemente, tendo sido possível assistir a várias danças medievais, percorrer as ruas esconsas para observar algumas barraquinhas de produtos que nos transportavam para a idade média.

Simultaneamente, decorreu na Igreja Matriz uma leitura dos sermões do Padre António Vieira, acompanhadas de música barroca e às quais assistiram imensos curiosos. Por último, houve a celebração de uma missa pascal, na escola, para toda a comunidade escolar, da responsabilidade do professor da disciplina de Educação Moral e Religião Católicas deste Agrupamento, Padre António Manuel Teixeira Areias, coadjuvado pelo Padre José Óscar Teixeira Mourão.

Luís Melo

Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
(c)  2014   Notícias de Vila Real . Direitos Reservados powered by Glups