Mercadinho Intercultural

885

O Município de Vila Real, em parceria com a EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza), CLDS e +Social organiza durante o dia de hoje um “mercadinho intercultural” no âmbito da comemoração das semana das interculturalidades.

O mercadinho vai acontecer na Praça do Município durante todo o dia e pretende mostrar o trabalho de inclusão que a autarquia e os dois projectos, CLDS e +Social, têm vindo a desenvolver, nomeadamente junto da comunidade cigana.

São projectos que têm uma linha de acção onde se valoriza a interculturalidade, porque é “uma mais valia para o nosso território”, sublinhou Eugénia Almeida vereadora do pelouro da coesão social e igualdade da autarquia.

A iniciativa da próxima quinta-feira pretende mostrar que as pessoas de etnia cigana, ou de outras etnias “são cidadãos como nós e merecem que as pessoas os saibam acolher como merecem”.

A inclusão social destas pessoas nem sempre é fácil, mas o CLDS e o +Social estão todos os dias no terreno com técnicos especializados que “lhes dão confiança e os vêm como parte integrante da sociedade”.

A vereadora explicou que um dos objectivos da iniciativa é também desconstruir estereótipos porque afinal há “pessoas boas e más em todo o lado”.

Esta edição do Mercadinho Intercultural está a dar os primeiros passos, mas pretende “ganhar raízes” e no futuro trazer mais pessoas.

Deixe o seu Comentário

Comentário