Linha do Douro vai ser eletrificada até à Régua

2998

A eletrificação da linha do Douro até ao Peso da Régua é uma “prioridade para o Governo”. A garantia foi dada pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, durante as comemorações dos 15 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro (ADV) como Património da Humanidade, que decorreram em Vila Real.

O governante adiantou revelou que o concurso público para os estudos prévios será lançado nos “inícios de 2017”. “Precisamos de comboios mais competitivos. Temos tido uma procura muito grande, mas só vamos resolver os constrangimentos de forma plena com a eletrificação”, afirmou o ministro, que defendeu que “a eletrificação trará muito mais qualidade ao transporte ferroviário e competitividade ao turismo”.

Pedro Marques lembrou que a eletrificação até à Régua “não estava assegurada no plano de investimentos no anterior Governo” e que o executivo socialista “decidiu incluir este projeto que já tem financiamento assegurado no âmbito do Portugal 2020”. O ministro sublinhou ainda que existem “mais de 80 milhões de euros que estão contratualizados” com a Comunidade Intermunicipal do Douro para os próximos anos.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, afirmou que o Douro precisa de “ferramentas concretas e não de medidas paliativas” para se tornar mais competitivo. O autarca defendeu a (…)

Leia o artigo completo na próxima edição do Notícias de Vila Real, à venda aqui ou assine a edição impressa ou online aqui.

Deixe o seu Comentário

Comentário