Foi instalado, na Unidade Hospitalar de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), um sistema completo de radiologia digital direto para exames gerais e específicos em radiologia humana. A aquisição deste novo equipamento, que veio substituir um equipamento de radiologia convencional incluiu, também, obras de adaptação da sala para o bom funcionamento dos equipamentos e cumprimento da legislação relativamente à proteção radiológica.

Com um investimento de 125 mil euros, em equipamento e obras, este novo sistema tem como objetivo uma maior qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, contando com muitas vantagens, das quais se destaca: maior nitidez aos detalhes, contraste e diferenciação de densidades e exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional reduzindo, assim, os riscos do exame para o paciente e tornando o meio de trabalho mais seguro para o profissional.

Para além disto, como a imagem é imediatamente produzida no computador, o paciente pode ser rapidamente encaminhado para o médico radiologista, adicionando maior rapidez e eficiência no cuidado e tratamento. A qualidade do seu Sistema Digital de Arquivamento e Comunicação (PACS) integrado ao Radiology Information System (RIS), resulta numa maior produtividade, economizando tempo de processamento e transporte dos resultados.

Acresce, ainda, que este novo sistema não necessita de uso de filmes e substâncias poluentes, o que torna a radiologia digital muito mais sustentável. A alteração para este novo sistema tem, como objetivo, acompanhar a evolução dos processamentos radiológicos para prestar cuidados de saúde de maior rapidez, eficiência e qualidade à população.

Deixe o seu Comentário

Comentário