Histórica locomotiva a vapor regressa ao Douro

1005

A CP arranca a 04 de junho com as viagens de comboio histórico no Douro, uma campanha marcada pelo regresso da locomotiva a vapor que foi alvo de uma “intervenção inovadora” para substituir o carvão pelo diesel.

Serão realizadas 40 viagens até 22 de outubro, com partida da estação de Peso da Régua, distrito de Vila Real.

O programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de 90 com uma composição constituída pela locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e por cinco carruagens antigas em madeira.

Em 2013, a CP procedeu a um conjunto de alterações à locomotiva a vapor com o objetivo de tornar o “comboio mais eficiente do ponto de vista operacional e energético” e mais “sustentável economicamente”.

Segundo a empresa, à agência Lusa, a histórica locomotiva foi alvo de uma “inovadora intervenção” de forma a “substituir a anterior logística implicada (escolha do carvão, seu armazenamento, carregamento e alimentação da caldeira), pelo simples abastecimento do diesel”.

A campanha em 2016 dura seis meses e proporciona viagens todos os sábados, entre 04 de junho e 22 de outubro, aos domingos entre 03 de julho e 25 de setembro, às quartas-feiras de 03 de agosto a 31 de agosto e no feriado de 15 de agosto.

Deixe o seu Comentário

Comentário