Granito gera 100 milhões de euros

1173

Promover a Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que acontece no próximo fim de semana, foi o objectivo de uma acção de promoção que decorreu esta manhã no centro histórico da cidade de Vila Real. Uma acção que contou com a ajuda da Filandorra para passar a palavra.

Do programa da feira faz parte o já habitual arrastão de uma pedra de 12 toneladas. Prevê-se que cerca de mil pessoas se mobilizem para ajudar a puxar o grande bloco de granito.

O granito é um sector cada vez mais importante no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Actualmente gera cerca de 100 milhões de euros por ano e mantém cerca de 2 mil postos de trabalho associados à extracção e à transformação.

Duarte Marques, vereador na autarquia de Vila Pouca, referiu que o sector atravessou uma crise por causa da paragem nas obras públicas, mas na parte da transformação houve um crescimento porque as empresas se adaptaram. “Expandiram a nível internacional e conseguiram afirmar-se e há empresas que cresceram significativamente nesses mercados”.

Já os materiais industriais, como as gravilhas e os inertes ainda “está com um crescimento pouco expressivo e muito débil mas esperamos que siga um trajecto ascendente, mesmo que seja lento”.

Na Feira do Granito vão estar representadas cerca de 45 empresas do sector.

Deixe o seu Comentário

Comentário