Genética e Biotecnologia em destaque na UTAD

931

Realizam-se de 10 a 12 de março, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as VIII Jornadas de Genética e Biotecnologia, uma organização conjunta do Núcleo de Estudantes de Genética e Biotecnologia e dos docentes do departamento de Genética e Biotecnologia da UTAD. As jornadas deste ano pretendem abordar temas desde a Genética Humana, à Biotecnologia Vegetal, passando pela Genotoxicidade, Nanotecnologia, entre outros.

A conferência inaugural destas Jornadas está a cargo de Andrew Collins, da Universidade de Oslo, intitulada “DNA repair as a human biomarker”. Nesta apresentação será abordado o tema da reparação do DNA, que, em 2015, foi objeto de Prémio Nobel da Química.

Entre os diferentes e importantes conferencistas, estará também presente António Lúcio Baptista da Iberia Advanced Healthcare, cuja comunicação abordará  as malformações congénitas, as técnicas e novos materiais para correção.

Serão ainda apresentados os resultados de trabalhos de investigação na área Aquacultura de macroalgas e biotecnologia marinha, desenvolvidos por estudantes da UTAD e das Universidades do Minho e Aveiro com a Empresa AlgaPlus, que visam a aplicação de algas nas indústrias farmacêutica, cosmética e nutracêutica as quais “procuram constantemente por novos compostos bio-activos e estão atentas ao potencial das algas”, assim como o uso destas como “novo alimento”. A aplicação de algas na alimentação e os efeitos benéficos para a saúde, será também tema de apresentação nestas Jornadas.

 Esta oitava edição conta com 250 participantes e terá um concurso de posters e com espaços de discussão e debates científicos e workshops com vista à troca de experiências e de conhecimento.

Deixe o seu Comentário

Comentário