Gasolina: Preços descem a partir de segunda-feira

1098

O custo da gasolina nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de Segunda-feira. A descida vai sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas “marcas brancas”, que normalmente têm preços mais baixos.

Segundo o Económico, “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços da gasolina até 1,5 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo deverá ficar inalterado”.

Já nas bombas de “marca branca”, “a tendência é de uma descida de 1,5 cêntimos nas gasolinas, enquanto o gasóleo deverá registar uma diminuição residual, de 0,0015 euros”.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que ambos os preços desceram, acompanhando assim a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais, segundo dados da Bloomberg.

O preço médio de referência do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,473 euros. Já o gasóleo vale 1,219 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o 7º mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.

Deixe o seu Comentário

Comentário