Freguesia de Vila Real tem nova heráldica

1418

“A Freguesia de Vila Real deu o último passo para assumir em pleno a sua nova identidade”, explica o presidente da Freguesia de Vila Real, Francisco Rocha, a propósito da nova ordenação heráldica do Brasão, Bandeira e Selo, que resulta do processo de reorganização das antigas três freguesias da cidade e que deu lugar a uma nova designação.

Assim sendo, o Brasão passa agora a incluir um escudo verde, com um aléu de prata, cingido por uma coroa real e envolvido por dois ramos de loureiro de ouro. Inclui ainda montes e burelas ondadas. A coroa mural inclui quatro torres de cor prata, por se tratar de uma freguesia urbana e sede concelhia, e o listel mostra a legenda “Freguesia de Vila Real” a negro. A Bandeira surge esquartelada de branco e verde, com cordões e borlas de verde e prata e a haste e lança douradas.

Segundo Francisco Rocha, “o aléu e a coroa representam D. Dinis, monarca que atribuiu os dois forais a Vila Real, assim como a lenda do aléu, bem conhecida de todos os vila-realenses”. Cada ramo de loureiro é composto por 13 folhas, em homenagem ao Regimento de Infantaria nº 13, localizado em Vila Real desde 1698, e aos seus feitos militares. “Também representa a tradição dos eventos desportivos motorizados na cidade de Vila Real”, acrescenta o presidente da Freguesia.

Por sua vez, a lamparina representa a educação, a ciência e a cultura, e pretende referenciar a génese e os primórdios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que ocorreu na área geográfica da Freguesia. Já os montes e as burelas ondadas representam a localização da Freguesia que assenta junto às serras do Marão e do Alvão, num planalto situado na confluência dos rios Corgo e Cabril.

A proposta da nova heráldica foi apresentada e aprovada, por unanimidade, pela Freguesia de Vila Real, em sessão da Assembleia de Freguesia de 18 de abril, e teve em conta o parecer favorável da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e culminou com a recente publicação em Diário da República e registo na Direção Geral das Autarquias Locais.

Deixe o seu Comentário

Comentário