Fontainhas Fernandes é o novo presidente dos reitores das universidades

1750
FOTO: SF UTAD

António Fontainhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e exercerá estas funções no triénio 2017-2020.

O novo presidente do CRUP é Professor Catedrático da UTAD, tendo sido eleito reitor daquela universidade em 2013 e reeleito em 2017. Fontainhas Fernandes definiu como prioridades do mandato que agora se inicia: o reforço da atividade institucional e política do CRUP na defesa dos interesses das universidades, a defesa de um papel determinante na elaboração das políticas públicas para o Ensino Superior e a Ciência, bem como o desenvolvimento de uma estratégia coesa e sustentável para a correção do subfinanciamento crónico das universidades.

Ao mesmo tempo constituem preocupações do novo Presidente do CRUP a consolidação das iniciativas de internacionalização do sistema universitário e o fortalecimento da presença das universidades em organismos internacionais. De igual modo, a definição de um papel ativo, coeso e determinado na preparação do próximo quadro comunitário que favoreça a centralidade das universidades no desenvolvimento das regiões e do país devem ainda constituir focos de atenção nas atividades futuras do CRUP.

Deixe o seu Comentário

Comentário