“Filhos do Coração”, um projecto que apaixonou alunos e educadoras

4481

A ideia surgiu numa habitual reunião de educadoras de 5 jardins-de-infância de Vila Real. Levar para as salas de aula a história dos “Filhos do Coração”.

Depois de uma reportagem da jornalista Alexandra Borges, realizada no Gana, que dava a conhecer a escravatura e tráfico infantil no Gana, o grupo Media Capital criou o projeto – Filhos do Coração – com o objetivo de divulgar a causa e alertar as consciências, como também angariar fundos para garantir o resgate destas crianças. Este projeto teve por base o lançamento de um Livro e de um CD “Filhos do Coração”.

O livro relata a história de 10 resgates de crianças escravas, no lago Volta, no Gana, onde trabalham na pesca milhares de crianças 14h/dia, 7 dias/semana a troco de um prato de mandioca.

E foi este livro que foi levado para as salas de aula para dar a conhecer uma realidade diferente aos meninos. Ao longo do ano as educadoras escolhem diferentes temas para trabalhar com os seus alunos e a escolha dos “Meninos do Coração” foi um projecto que logo as apaixonou. São “histórias que alimentam”, disse Margarida Teixeira, uma das educadoras.

As 10 pequenas histórias do livro estão carregadas de sentimentos e emoções e através delas conseguiram sensibilizar as crianças para outras realidades. Outras culturas, outras raças, outro tipo de famílias, outras vidas. A ideia inicial era motivar para a solidariedade, mas rapidamente perceberam que as pequenas histórias eram muito mais ricas e traziam nas suas páginas grandes valores.

Com o apoio do livro foi possível sensibilizar, por exemplo, para o tema da adopção e para as poucas condições em que algumas crianças vivem. “Os nossos meninos perceberam que há crianças que sofrem e que precisam de ajuda e que ganham a vida sendo escravizadas”, sublinhou Virgínia Sousa.

O trabalho desenvolvido nas escolas é ainda mais “gratificante” para as educadoras porque as crianças acabam por sensibilizar também os pais para o tema e envolvê-los numa onda solidária. Para a mostra final dos trabalhos, realizada na Praça do Município, no Dia da Criança, todas as crianças envolvidas no projecto, “Filhos do Coração”, usaram t-shirts com corações feitos por eles mesmos com a ajuda dos pais, que se associaram à iniciativa usando também t-shirts com corações.

O objectivo é continuar com o projecto no próximo ano lectivo e conseguir recolher donativos para a causa.

Deixe o seu Comentário

Comentário