Festival “Tanta Guitarra!” a partir de 30 de setembro

814

O festival “Tanta Guitarra!” contará com os mais variados estilos e tipos de guitarra, mas a grande protagonista do evento será a Viola Amarantina. A Viola de dois corações, como também é conhecida, será o pulso desta primeira edição, e marcará presença em quatro ocasiões ao longo do festival, que começa no dia 30 de setembro e termina no dia 9 de outubro, na associação Zona Livre, em Vila Real.

Logo na abertura, no dia 30 de setembro, haverá a exposição da “Viola Amarantina Renascida” onde os visitantes poderão ver de perto todas as singularidades do instrumento e conhecer o seu modo de construção.

Depois de ver, haverá oportunidade de, no dia seguinte, experimentar o som do instrumento na “Oficina de Viola Amarantina” e, mais tarde, assistir ao tocador de Viola Amarantina Eduardo Costa.

Para além de inaugurar o festival, só faria sentido que fosse a estrela do evento a última a entrar em palco e, assim, será o Ensemble de Viola Amarantina a terminar os concertos numa nota elevada, no dia 8 de outubro.

Todas estas iniciativas são fruto do trabalho que está a ser realizado pelas escolas da Associação Própagode. Começando como grupo musical na década de noventa, em Amarante, surge como associação em 2012 e, desde então, tem como objetivo revitalizar e divulgar a viola amarantina. Além da promoção, a associação está a trabalhar no ensino deste instrumento, visando mesmo integrá-lo no currículo de aprendizagem pelo menos no concelho de Amarante.

Deixe o seu Comentário

Comentário