Exposição “Ágora” 2016

817

O Museu da Vila Velha acolhe, mais uma vez, a exposição de trabalhos dos alunos de Artes Visuais da Escola Camilo Castelo Branco – a Ágora.

“O projecto ‘Ágora’ nasceu da vontade da parte dos organizadores de mostrar à comunidade vila-realense o trabalho desenvolvido no Curso de Artes Visuais da Escola Camilo Castelo Branco, conhecida por todos como o Liceu. Sendo esta a única escola da cidade com este curso, a ideia tornou-se ainda mais estimulante.

Numa escola com tanta tradição cultural, berço de eventos como o Regadinho e a peça do 1º de Dezembro, realizar uma exposição de arte é, de certo modo, manter o espírito de contribuição à cidade que ela sempre assumiu. Na sua primeira edição, em 2010, a ‘Ágora’ realizou-se dentro da escola, que a apresentou aos alunos e que também abriu as portas à comunidade exterior, dando um primeiro passo em direcção ao objectivo da total ligação entre os alunos e a sua cidade. Após o sucesso desta exposição, foi apresentado o projecto ao Museu da Vila Velha, que o acolheu de braços abertos desde o início. Assim, a ‘Ágora’ apresenta-se desde 2011 num local histórico, onde Vila Real nasceu, local tão querido para os vila-realenses e que tanto diz aos alunos do Liceu. É com este cenário e contexto que os visitantes podem apreciar cerca de uma centena de trabalhos artísticos, da autoria de dezenas de alunos de seis turmas do Ensino Secundário bem como alguns alunos do Ensino Básico. Na ‘Ágora’ são apresentadas as mais diferentes ideias, técnicas e estilos. São apresentados trabalhos finais e esboços, telas acabadas e esquissos incompletos, sucessos e erros. Tudo para apresentar o processo de aprendizagem dos alunos de artes e o que daí nasce. Dar a conhecer algo diferente e mostrar novas perspectivas.

Na Grécia Antiga, a ágora era a praça para onde toda a população afluía, centro da diversidade e democracia. Tal como ela, esta ‘Ágora’ é de todos.

A inauguração decorrerá no dia 14 de Abril (quinta-feira), pelas 21h30, e a exposição ficará patente até dia 29 do mesmo mês.

A entrada é gratuita, apenas limitada à lotação máxima dos espaços do Museu.

 

Deixe o seu Comentário

Comentário