Exploração de ferro arranca nas minas de Moncorvo

1227

 

As minas de Moncorvo têm um dos maiores depósitos de ferro da Europa. Segundo as contas da empresa e do Governo, exploração mineira poderá empregar 50% da população local.

A empresa que nos últimos oito anos tem estado a fazer prospeção e pesquisa de ferro em Moncorvo vai começar brevemente a explorar aquele minério. Segundo nota enviada às redações pelo Ministério da Economia, a exploração de ferro naquele local poderá contribuir com pouco mais de 100 milhões de euros para o PIB.

A MTI – Ferro de Moncorvo vai negociar com a Direção Geral de Energia e Geologia os termos específicos do contrato de exploração das minas, cujo minério se vai destinar exclusivamente à exportação. De acordo com as prospeções feitas pela empresa, no oitavo ano de trabalho será possível escoar 2.200 toneladas de ferro anualmente.

Nessa altura, as estimativas do Governo apontam para que as minas empreguem 50% da população ativa da região de Moncorvo, quer direta quer indiretamente. Moncorvo tem um dos maiores depósitos de ferro da Europa e já esteve sob a mira de empresas de exploração mineira internacionais, como a australiana Rio Tinto.

Deixe o seu Comentário

Comentário