Estudantes da UTAD com Menção Honrosa no Fantasporto 2016

907

Foram anunciados, no domingo, os vencedores da trigésima sexta edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto 2016, entre os quais a atribuição de Menção Especial do Júri para o filme de Escola (Criatividade) ao filme “Cinema Dom Diniz” de Tiago Basílio, Tiago Fonseca, Tiago Costa, com colaboração de Diogo Pinheiro, estudantes de Comunicação e Multimédia da UTAD.

Os estudantes quiseram homenagear o cinema Dom Diniz, em Vila Real, encerrado em 2004, em que “o homem do cinema acredita que um filme ainda consegue transportar as pessoas para outro sítio. A partir da bilheteira, o homem do cinema, conta a história a toda uma sala e uma época. Quando voltará o cinema Dom Diniz a abrir de novo?”, pode ler-se na sinopse deste filme.

Este foi um ano com grande representação dos estudantes da UTAD em Comunicação e Multimédia, neste Festival de Cinema, que levaram a concurso, na categoria “Melhor Escola de Cinema – para escolas /universidades”, mais seis filmes:

“Alma Doentia” de Emanuel Ribeiro, João Bernardino, Joel Teixeira, Rui Machado;

“Aftermovie” de Gil Moura, Guilherme Gonçalves, Márcio Enes, Bruno Aguiar;

“Alone” de Nídia Quintela, Tiago Machado, Sofia Gomes, Tânia Ribeiro;

“At Night” de Cláudia Monteiro, Christiano Dias, Eduardo Nogueira, Gonçalo Guedes, Luís Monteiro;

“Um Tanto ou Quanto” de Ema Almeida, Leandra Assunção, Mariana Silva, Marlene Amorim;

“Varanda sobre o Douro” – Cláudio Reguengo, Ivo Mendes, Sónia Monteiro, Tiago Capitão.

Esta edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto 2016  – realizou-se entre 26 de fevereiro e 5 de março de 2016, tendo sido exibidos 200 filmes. O festival pretende “exibir e promover filmes de qualidade, tanto a nível estético como temático e que procurem novas visões e estilos renovados de cinema”, assim como “encorajar a produção de filmes em Portugal, projetar o nome de Portugal  no mundo da indústria cinematográfica mundial”.

Deixe o seu Comentário

Comentário