Único equipamento de radioterapia avariado novamente

1059

O único acelerador linear, equipamento de radioterapia essencial para o funcionamento do Centro Oncológico, está avariado desde o início da semana. Esta situação, denunciada pelo presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, obrigou à paragem dos tratamentos de radioterapia. Segundo fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), este dispositivo do Serviço de Radioterapia deverá estar “em total funcionamento durante o dia de amanhã”.

A mesma fonte revelou que a avaria foi “detetada durante uma manutenção programada em que se verificou um desgaste numa peça deste equipamento”. “Por forma a minimizar o impacto desta paragem, foi realizado um estudo de compensação radiobiológica para todos os doentes e prevemos que os tratamentos sejam retomados esta sexta-feira”, explicou a fonte.

Em resultado dessa análise, foi decidido que “o serviço realizará, extraordinariamente, tratamentos de radioterapia durante todo o próximo fim-de-semana e sábado seguinte”. A aquisição de um segundo acelerador linear, para fazer face às avarias constantes, é uma reclamação antiga da administração do Centro Hospitalar e da própria autarquia. “Este é um investimento que há muito tempo reclamamos”, salientou Rui Santos.

Deixe o seu Comentário

Comentário