Dia Mundial do Rim assinalado nas escolas

723

Mil crianças por ano em consultas de doenças renais

As doenças renais afetam cada vez mais crianças. Pela consulta de nefrologia pediátrica, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro (CHTMAD), passam cerca de mil crianças por ano. Uma alimentação com excesso de sal e açúcar e falta de exercício físico são factores que contribuem para o desenvolvimento de doenças renais em idades muito precoces.

O Dia Mundial do Rim foi assinalado em Vila Real, na Escola n 2, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, para sensibilizar os mais novos, pais e professores para a problemática das doenças renais.

A iniciativa da Sociedade de Nefrologia Pediátrica (SPN), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, percorreu diversas escolas do país com sessões sobre “Alimentação e Rim”. Em Vila Real contou com o apoio do Serviço de Pediatria do CHTMAD.

A SNP considera importante sensibilizar para as doenças renais, principalmente as crianças que podem estar em risco de desenvolver doença renal numa idade muito precoce. A iniciativa, no Dia Mundial do Rim, pretendeu desmistificar a doença renal e alertar para a prevenção da doença.

(…)
Leia o artigo completo na edição 566 do Notícias de Vila Real, à venda aqui.
Ou assine a edição impressa ou online aqui.

Deixe o seu Comentário

Comentário