Mil crianças por ano em consultas de doenças renais

As doenças renais afetam cada vez mais crianças. Pela consulta de nefrologia pediátrica, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro (CHTMAD), passam cerca de mil crianças por ano. Uma alimentação com excesso de sal e açúcar e falta de exercício físico são factores que contribuem para o desenvolvimento de doenças renais em idades muito precoces.

O Dia Mundial do Rim foi assinalado em Vila Real, na Escola n 2, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, para sensibilizar os mais novos, pais e professores para a problemática das doenças renais.

A iniciativa da Sociedade de Nefrologia Pediátrica (SPN), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, percorreu diversas escolas do país com sessões sobre “Alimentação e Rim”. Em Vila Real contou com o apoio do Serviço de Pediatria do CHTMAD.

A SNP considera importante sensibilizar para as doenças renais, principalmente as crianças que podem estar em risco de desenvolver doença renal numa idade muito precoce. A iniciativa, no Dia Mundial do Rim, pretendeu desmistificar a doença renal e alertar para a prevenção da doença.

(…)
Leia o artigo completo na edição 566 do Notícias de Vila Real, à venda aqui.
Ou assine a edição impressa ou online aqui.

Deixe o seu Comentário

Comentário