Da outra margem: Homenagem da UTAD a Fernando Santos

522

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem tido o privilégio de homenagear, com o grau de doutor “Honoris causa”, ilustres figuras nacionais e internacionais que, pela sua personalidade, percurso profissional e saber, têm desempenhado um papel relevante no desenvolvimento da Humanidade. A Universidade entendeu, desta forma, homenagear o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, responsável pelo feito memorável de Portugal ter alcançado o título de campeão europeu, mas essencialmente pelos seus princípios ao serviço do desenvolvimento harmonioso do Homem e de uma sociedade preocupada com a preservação da dignidade humana. Foi assim, com legítimo orgulho, que acolheu este testemunho, passando o nome de Fernando Santos a estar ligado para sempre à história desta Universidade.

A outorga do grau de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Fernando Santos foi um ato que enalteceu os princípios do desporto, enquanto filosofia de vida associada à cultura e educação, que privilegia um estilo de vida fundado no esforço individual e coletivo, no valor educativo e no respeito pelos princípios éticos e universais do Homem.

Mas, esta cerimónia significou também o reconhecimento da importância desta área de saber na UTAD e de todos os que, ao longo da história desta Universidade, se dedicaram ao desenvolvimento da área do desporto. Significou também o reconhecimento do importante papel do departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde e do Centro de Investigação associado – CIDESD – que têm desenvolvido no domínio do ensino, da investigação e na conhecida interação com a sociedade.

A Universidade deve honrar todos os que defenderam, e defendem, o espírito e os valores do desporto, prestando-lhes a devida homenagem e não esquecendo o apoio que lhes é devido. A memória coletiva é património de todos, e todos a devemos honrar. O exemplo e o mérito dos atletas assumem pois, um papel da maior relevância, enquanto referência mobilizadora, para recriar condições de ambição e de confiança e para se ultrapassarem barreiras e dificuldades com que nos defrontamos, tanto a nível individual como enquanto sociedade.

Em síntese, a homenagem ao selecionador nacional Fernando Santos representa o reconhecimento a todos os atletas que, a exemplo do nosso homenageado, se dedicaram aos valores do desporto, marcados pela determinação e dedicação, espirito de missão e exemplo de cidadania, valores tão importantes nestes tempos de incerteza coletiva que atravessamos. A cerimónia sublinhou também o reconhecimento dos princípios humanísticos ao serviço do desenvolvimento harmonioso do Homem e de uma sociedade preocupada com a preservação da dignidade humana.

Deixe o seu Comentário

Comentário