No âmbito do desafio lançado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real aos Corpos de Bombeiros, os Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde receberam e coordenaram no passado dia 8 de abril, o segundo treino conjunto de Técnicas de Salvamento em Grande Ângulo no Distrito de Vila Real.

Contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, Cruz Branca, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, e com as equipas convidadas do Peso da Régua e da Equipa de Busca e Resgate em Montanha da 5ª Companhia do Grupo de Intervenção, de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

O objetivo principal era a partilha de conhecimentos, técnicas e métodos de atuação dos diferentes Agentes de Proteção Civil face aos diversos cenários apresentados. O treino foi realizado nas escarpas do Rio Corgo, na freguesia de Vila Real, local de difícil acesso, apresentando características privilegiadas para a realização de atividades ligadas ao desporto e lazer, tais como a prática de escalada, caminhadas, entre outros.

O exercício contou com a participação de cerca de quarenta operacionais dos Corpos de Bombeiros e da Equipa dos GIPS da GNR e com a presença do 2º CODIS de Vila Real Manuel Machado da Autoridade Nacional de Proteção Civil.