Crianças diabéticas em campo de férias

809

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro E.P.E em parceria com o Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Nordeste organizaram, pelo quarto ano consecutivo, um Campo de Férias para jovens diabéticos.

Durante dois dias, cerca de 25 jovens acompanhados na consulta externa de diabetes da Unidade Hospital de Vila Real, Lamego, Chaves e Bragança encontraram-se para participarem em diversas atividades onde puderam também partilhar experiências da vivência com esta doença num ambiente mais lúdico e educativo.

Este ano o lugar escolhido para o Campo de Férias foi o Ecopark Azibo, em Macedo de Cavaleiros, e diversas foram as atividades em que estes jovens puderam participar, nomeadamente: canoagem, BTT, paddlee boarding, tiro ao arco, entre outras.

Acompanhados por uma equipa multidisciplinar (médicos pediatras, enfermeiros e nutricionista), estes jovens tiveram a possibilidade de retirarem dúvidas, partilharem receios, permitindo desta forma que os profissionais de saúde possam também fazer uma melhor análise da atitude destes jovens perante a doença num ambiente real, sensibilizando-os para a importância da gestão da diabetes.

Este ano, a iniciativa tem importância particular porque pela primeira vez estes jovens estão a utilizar um método inovador denominado freestyle libre, de medição de glicose, sem ser necessário a picada no dedo que oferece maior qualidade de vida a quem tem diabetes.

Deixe o seu Comentário

Comentário