Combustíveis voltam a ficar mais caros na próxima semana

934

Os preços vão regressar às subidas a partir de segunda-feira, após a diminuição das últimas semanas. Aumento será maior no ‘diesel’, tanto nas cadeias de marca branca, como nas gasolineiras.

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em alta a partir de segunda-feira. As subidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude. A desvalorização do euro face à ‘nota verde’ também agrava a subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

Segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,416 euros, enquanto o gasóleo vale 1,161 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O site da DGEG mostra ainda que entre os postos mais económicos do país há vários (ver em baixo) que vendem gasóleo abaixo de um euro. Mas para encher o depósito a este valor terá de o fazer antes de segunda-feira, altura em que os preços voltam a subir.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a nona posição entre os 28 países do espaço comunitário.

Deixe o seu Comentário

Comentário