Cheques dentista abrangem jovens até aos 18 anos

1178

Desde Março deste ano que o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral passa a abranger também jovens de 18 anos. Até agora os cheques eram distribuídos só até aos 16 anos. Neste plano são também abrangidos idosos e grávidas. No ACES Douro Norte, que abarca 7 Centros de Saúde, há uma taxa de utilização dos cheques de cerca de 70%.

O cheque-dentista insere-se no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral do Ministério da Saúde e tem sido desde 2008, ano em que foi implementado, uma medida para promover a saúde oral, a prevenção e tratamento de doenças orais.

Destina-se a grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde, beneficiários do complemento solidário para idosos utentes do SNS e crianças e jovens. Até aqui os jovens beneficiavam até aos 16 anos mas a medida foi alargada para os 18.

Os cheques são emitidos de acordo com os utentes registados no SNS. Segundo dados do Agrupamento de Centros de Saúde do Douro Norte, em 2015 foram emitidos cerca de 5 mil cheques. Os jovens são os que detém a maior fatia, com 4.424 cheques emitidos, seguindo-se as grávidas com 650 e os idosos com 200 cheques. Números que correspondem a 7 concelhos do distrito de Vila Real.

A taxa de utilização é de 70%, um número que tem vindo a crescer, mas a espectativa é que esse valor aumente. Para isso é necessário sensibilizar pais e crianças para a importância dos cheques dentista. No início a taxa não era tão expressiva, rondava os 50%, mas agora “os pais estão mais sensíveis”.

(…)

Leia o artigo completo na edição desta semana do Notícias de Vila Real, à venda aqui.
Ou assine a edição impressa ou online aqui.

Deixe o seu Comentário

Comentário