Cerca de 100 produtores vão ser apoiados com 13 mil euros

911

A autarquia de Vila Real entregou no início desta semana os subsídios aos produtores pecuários do concelho. Este é um apoio aos produtores de gado bovino, ovino e caprino, na vacinação anual obrigatória.

O objectivo desta ajuda financeira é apoiar a “actividade económica e a fixação de pessoas” para além de estimular a produção pecuária.

Rui Santos espera que estes apoios ajudem a “melhorar a débil economia local, de forma sustentada”.

No ano passado, primeiro ano de implementação do programa, foram mais de 60 os produtores apoiados, num valor de cerca de 5000 euros. Este ano o número de produtores subiu para 114, elevando o apoio para 13 mil euros.

Segundo o presidente da câmara de Vila Real “a actividade pecuária representa um sector importante no mundo rural, que assenta fundamentalmente na pequena exploração agropecuária de natureza familiar” sendo por isso importantes a adopção de politicas que “levem à melhoria das condições de vida das suas populações e que criem nestas o desejo de permanecerem nos territórios de que são naturais”.

Referir ainda  que o apoio unitário dado à vacinação de ovinos e caprinos subiu 100% neste ano, e à vacinação de bovinos subiu 50%.

As condições de acesso implicam que os apoiados sejam titulares de exploração agropecuária no concelho de Vila Real, cumpridores de todas as obrigações legais em termos sanitários através dos serviços de uma OPP a operar no concelho, e tenham a situação regularizada com do Município, da Segurança Social, Finanças e Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

 

Deixe o seu Comentário

Comentário