Campeonato do Mundo de Trail passa por Montalegre

1260

Montalegre é um dos municípios que acolhe o VI Mundial de Trail Running que acontece no próximo dia 29, prova que se irá desenrolar no Parque Nacional Peneda-Gerês num total de cerca de 85 km, com um desnível positivo de 5.000 metros. As contas apontam para 2.000 participantes, de 50 nacionalidades diferentes e cerca de 200 mil visitantes durante toda a prova.
Quando em novembro do ano passado foi apresentado publicamente, a organização do VI Campeonato do Mundo de “trail running”, a realizar no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), já apontava uma meta ambiciosa: ser o evento mais bem-sucedido e participado da história. Volvidos estes meses, os números confirmam: 2.000 participantes, espalhados por 50 nacionalidades diferentes, e cerca de 200 mil visitantes durante toda a prova. Além do evento principal, exclusivo aos participantes do Campeonato do Mundo, haverá mais três provas abertas ao público em geral: 16 km, 55 km e 55 km com estafetas.

PROMOÇÃO GLOBAL

A realização deste Campeonato do Mundo de Trail permite dar visibilidade internacional ao país, bem como a toda a região que a acolherá, o PNPG, que abrange um território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Falamos de uma área protegida que forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia – Serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome (declarada pela UNESCO em 27 de maio de 2009).

ATIVIDADES PARALELAS

No âmbito da organização do Campeonato do Mundo de Trail, estão a ser organizadas algumas atividades de divulgação, promoção e engrandecimento do evento e dos municípios parceiros na organização do mesmo, entre as quais o Mundialito do Trail e a Sport Village.
A primeira iniciativa ocorre de 25 a 28 deste mês (Montalegre tem agendado para dia 26) na área verde do Bom Jesus (Braga) e envolve os alunos do 1º ciclo e eventualmente do 2º ciclo (mediante a disponibilidade das escolas para a mobilização dos alunos), bem como as escolas dos cinco municípios parceiros na organização do Campeonato do Mundo de Trail: Braga, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro, Montalegre e Ponte da Barca. A iniciativa terá cariz apenas participativo e não competitivo. Os alunos correrão por faixa etária, em circuito marcado na área verde do Bom Jesus, no período das 10h-12h, em distâncias curtas que poderão variar de 500m a 1.500m. Este horário poderá ser ajustado por conveniência das escolas.
Por outro lado, a Sport Village é um espaço no qual se fará exposição e venda de material desportivo e promoção de eventos internacionais da modalidade. Este espaço ficará localizado na Rua Dr. Gonçalo Sampaio (que estará coberta por uma tenda e com stands montados) e a sua abertura está prevista para o dia 25, pelas 10 horas. O horário de funcionamento será das 10h às 19h, à exceção do dia 28 que encerrará às 20h. Este espaço e a área envolvente terão animação cultural à responsabilidade de cada município parceiro, sendo que o município de Montalegre ficará responsável pela animação cultural do dia 26, juntamente com o município de Arcos de Valdevez.

Deixe o seu Comentário

Comentário